MEDITAÇÃO
Prática muito poderosa que tem sido usada há milhares de anos no mundo todo.
Você conhece?
O QUE É A MEDITAÇÃO?
A palavra meditação em tibetano é “gom”, que significa “familiarizar” ou “acostumar”. Meditar não é "esvaziar a mente", e sim ter controle dela. É o processo de estar presente no momento presente, livre das distrações da mente, e sem julgamentos. É uma forma de praticar a atenção, observação e concentração a partir da consciência.
6 MOTIVOS
PARA INSERIR A MEDITAÇÃO NA SUA ROTINA! 🧘♀️
Faz bem para a saúde. Ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico, ajudando a prevenir problemas cardiovasculares e doenças como câncer, depressão e ansiedade.
Ajuda a diminuir a tensão, a relaxar o corpo, além de predispor nosso cérebro a trabalhar mais focado, sem maior dispersão de energias. Portando, sempre que sentir que está muito tenso, nervoso ou agitado, dê uma parada em tudo que está fazendo por alguns instantes, respire fundo e dê tempo para si mesmo até relaxar.
Desenvolve autoconhecimento. Você silencia sua mente, e automaticamente você libera um espaço que permite a observação de si mesmo. E você passa a ter maior consciência do que está acontecendo no seu interior, além de conseguir identificar como e quando as emoções se manifestam e quais são suas reações as mais diversas circunstâncias do mundo externo.
Ajuda no relacionamento com outras pessoas. A continuidade da meditação vai tornando a pessoa mais atenta a si mesmo e, desta forma, evita projetar nas outras pessoas suas tensões e seus pré-julgamentos. E como exercício diário, você vai conhecendo melhor seus próprios pontos fracos e passa a admitir interiormente seus próprios erros, tornando-se assim menos rígido no julgamento das pessoas de sua convivência, e de você.
Ajuda a manter o foco e a concentração, de maneira que a pessoa passe a manter a atenção no que realmente importa e expandindo um olhar perceptivo para tudo em que se está atuando. Com isso, desenvolve melhor capacidades como liderança, por exemplo.
Melhora o humor e aumenta a autoestima. Isso acontece porque a prática permite diminuir a frequência cardíaca, ajudando o corpo a ficar mais calmo em união com a mente. Quando ficamos relaxados passamos a experimentar um bom humor muito mais aguçado no decorrer do dia a dia e conseguimos focar com menos frequência nos problemas.
MITOS DA MEDITAÇÃO:
ATENÇÃO PLENA 💭
"O ❤ da meditação budista"
Também conhecida pelo termo Mindfulness, a atenção plena é um estado de atenção natural, em que há foco, presença e consciência da nossa parte. Tem origem nas práticas orientais da meditação, e não exige nada além do que o próprio nome sugere: atenção. Você só precisa estar completamente desperto e consciente do momento presente sem deixar que as lembranças do passado ou pensamentos lhes envolva.
Você já ouviu falar?
A meditação que a técnica propõe é simples, podendo ser feita enquanto realiza qualquer tipo de tarefa - seja lavar louça, escovar os dentes, caminhar ou trabalhar. A meditação típica consiste em concentrar toda a atenção na respiração, permitindo que você observe pensamentos surgindo em sua mente e, pouco a pouco, pare de lutar contra eles. Assim, você começa a perceber que os pensamentos vêm e vão por si próprios, e descobre que você não é seus pensamentos. Ao se dar conta disso, fica claro que pensamentos e sensações (mesmo que negativos) são transitórios e que você tem a opção de agir com base neles ou não.
A ATENÇÃO PLENA CONSISTE EM OBSERVAR SEM CRITICAR E EM SER COMPASSIVO CONSIGO MESMO.
Quando a infelicidade e o estresse ocupam sua cabeça, em vez de levá-los para o lado pessoal, você aprende a tratá-los como se fossem apenas nuvens negras e a observá-los com curiosidade enquanto se afastam.
BENEFÍCIOS DA ATENÇÃO PLENA
A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem.
Melhora na memória, aumentando também o vigor mental e físico.
Estimula a criatividade e as reações se tornam mais rápidas.
Relacionamentos melhores e mais gratificantes.
Reduz os principais indicadores do estresse crônico, incluindo hipertensão.
Fortalece o sistema imune.
Promova mudanças de longo prazo no estado de humor, e nos níveis de felicidade e bem-estar.
VAMOS PRATICAR?
MEDITAÇÃO DA UVA-PASSA
ARTETERAPIA
A busca do autoconhecimento por meio de práticas como pintura, desenho, colagem, expressão corporal, músicas, criação de personagens, esculturas, modelagem, dentre outras. A estética aqui deixa de ser importante e utiliza-se da arte visual para expressão do indivíduo.
BENEFÍCIOS DA TERAPIA COM A ARTE
Estratégia de Promoção a Saúde Mental.
Percepção própria dos seus pensamentos, sentimentos e conflitos internos.
Estimula a criatividade, integração e socialização.
Valoriza os a experiência individual que a arte proporciona.
Permite mudanças psíquicas e desenvolvimento pessoal.
Desenvolvimento da personalidade.
Melhora da qualidade de vida
Image by russn_fckr | Image by J. Kelly Brito | grupo Coloring |
---|---|---|
Image by Timothy Eberly | Image by Swati H. Das | Image by Courtney Cook |
Aula de música | Image by Kyle Head |
MANDALAS NA ARTETERAPIA
"[...] "Mandala", em sânscrito, significa circulo. Este termo indiano designa desenhos circulares rituais [...] Sua meta, pois, é a de transformar a confusão numa ordem, sem que tal intenção seja sempre consciente. Em todo caso, as mandalas expressam ordem, equilíbrio e totalidade. Frequentemente os pacientes ressaltam o efeito benéfico ou tranquilizador de uma tal imagem [...]"
BENEFÍCIOS DAS MANDALAS
Auxilia para o equilíbrio emocional
Proporciona um momento de atenção plena
Estimula a autoconfiança
Estimula a criatividade
Promove tranquilidade
Diversão
Demonstrou-se uma atividade que diminui os níveis de ansiedade
Relaxamento e prazer
PARA CONHECER MELHOR...
ORIGAMI
TRANSFORMANDO PAPEL EM ARTE
A verdadeira, elegante e duradoura arte do origami é como um símbolo para a paz mundial.
Akira Yoshizawa
ORIGEM E DEFINIÇÃO
O origami teve início no século XVII pelos Samurais. A origem da palavra é japonesa:
Ori, deriva do desenho de uma mão, e significa dobrar.
Kamy, deriva do desenho de seda, e significa papel e espírito de Deus.
Ao se juntar ori com kamy, se pronuncia ORIGAMI.
HISTÓRIA
Remonta a invenção do papel. O papel surgiu na China, em 105 a.C, por T' Sai Lun. No império chinês, a técnica do origami tornou-se segredo por muito tempo. No século VI ele chegou ao Japão, por meio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, por era considerado artigo de luxo.
UTILIZAÇÃO
Representar em papel as formas dos doces, das flores e de outro tipo de oferendas.
Nos casamentos, eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos.
Os diplomas eram dobrados de forma especial, e quando abertos, precisavam fechar sem que sejam feitas novas dobras.
Os samurais se presenteavam com o "Noshi": pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados em tiras de carne seca.
BENEFÍCIOS DO ORIGAMI
Estratégia de Promoção a Saúde Mental - Arteterapia.
Podemos exercitar a motrocidade, desenvolver a visualização espacial, o raciocínio lógico, a criatividade e a imaginação.
Contribui para o desenvolvimento cognitivo de adultos, jovens e crianças.
Pode-se estudar simetrias, frações, bem como comparar tamanhos, comprimentos, área e capacidade.
Pode ser praticado tanto com papéis coloridos ou reciclados, contribuindo para a construção de um ambiente sustentável.
Relaxa e o alivia o estresse.
Estimula sentimentos de amor, paciência, calma, autoestima e paz interior.
SIMBOLOGIA DAS FORMAS
O ORIGAMI DE TSURU
Conhecido também como "Grou". Um pássaro que têm muita importância e simbolismos profundos na cultura japonesa. É a ave sagrada do Japão, considerada como tesouro nacional.
Além de serem associados a orações e pedidos de proteção. Hoje, de forma mais flexível, o origami se tornou um passatempo entre pais e filhos que cultivam o sentimento de colaboração, memória, tranquilidade e união. E o Tsuru, é o exemplo perfeito da tradicionalidade do origami.
A LENDA DOS MIL TSURUS
A HISTÓRIA DE SADAKO
No Japão, reza a lenda que o Tsuru pode viver até os 1000 anos, e por isso, eles acreditam que se a pessoa fizer 1000 tsurus de origami com pensamentos voltados aos seu desejo, ele pode se realizar. A convicção dessa lenda inspirou uma das mais belas e trágicas histórias japonesas, a da pequena Sadako.
Uma história que motiva muitas pessoas.
História e um pouco do passo-a-passo
Sadako Sasaki tinha apenas 2 anos quando a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, no Japão, em agosto de 1945. Ela não se feriu e levou uma vida normal, inclusive praticando atletismo.
Em 1955, com 12 anos, após participar de uma prova de corrida, sentiu cansaço e tonturas. O mal estar não passou nos dias seguintes. Levada ao hospital, foi diagnosticada com a “doença da bomba atômica”, a leucemia.
Sua melhor amiga, Chizuko, foi visitá-la levando papéis de origami e contou para Sadako a lenda dos mil tsurus. Chizuko explicou que o tsuru era uma ave sagrada, que vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo concedido.
Sadako cultivou a esperança de que os deuses lhe concederiam a cura e então passou a fazer os origamis com ajuda de sua família e amigos que iam visitá-la no hospital. Ela morreu em 25 de outubro de 1955, antes de completar os mil tsuru.
O mais importante é que Sadako nunca desistiu e continuou a dobrar enquanto pôde os papeizinhos em formato de tsuru.
Inspirados na sua coragem e força, seus amigos montaram e publicaram um livro com as cartas escritas por ela. Dessa maneira, eles começaram o sonho de construir um monumento para Sadako e para todas as crianças que morreram em consequência da bomba atômica. Solidários com a causa, muitos jovens japoneses passaram a arrecadar dinheiro para o projeto.
Em 1958, a estátua de Sadako segurando um tsuru dourado foi construída no Parque da Paz em Hiroshima. Crianças envolvidas na campanha fizeram um desejo que ficou escrito para sempre na estátua: "Esse é o nosso grito. Essa é a nossa reza. Paz no mundo!" ☮
VENHA FAZER COM A GENTE!
Pegue um papel em formato quadrado, de qualquer cor, e coloque uma música bem baixinha no fundo. Se concentre no agora.
HARMONIZAÇÃO ENERGÉTICA COM CRISTAIS
Origem dos Cristais
A palavra cristal vem do grego krustallos e significa tanto gelo quanto quartzo. Antigamente pensava-se que o quartzo incolor fosse gelo supercongelado, de modo que nunca derretia. O estudo dos cristais é chamado de cristalografia.
Ative seus Cristais para o Uso
Os cristais só funcionam quando são ativados, antes disso é necessário serem purificados. Qualquer modo que use para purificar e energizar seus cristais são importantes ter em mente sua intenção, que é a eliminação de toda negatividade e que o cristal seja reenergizado e recarregado.
Como energizar os Cristais
Existem diversas maneiras, as formas mais simples são:
1- Coloque em uma vasilha água filtrada ou mineral sem gás, acrescente três a sete punhados de sal grosso na vasilha; a água deve ser bastante para cobrir os cristais.
Deixe repousar por 24 horas, sob a luz solar e lunar. ( perto da janela, onde a luz incida). Ao retirá-los, lave-os com água corrente, mentalizando sobre eles pensamentos positivos e boas energias, a seguir, deixe-os secar sob a luz do sol da manhã ou lunar.
2- Deixá-los sob chuva bem forte, pois ela ao mesmo tempo limpa e energiza.
Observação: ativação energética sempre usar os períodos lunares na fase nova, crescente ou cheia.
Uso dos Cristais nos Ambientes
Com a emanação de sua energia os cristais conseguem transformar os ambientes. O clima do trabalho/casa/escritório pode encher de boas vibrações caso você opte por decorá-lo por um caminho mais energético. Aprenda a aliar os poderes dos cristais, e leve boa energia aos ambientes, aqui estão alguns exemplos de pedras e suas finalidades:
Ágata: mantém o equilíbrio das energias do ambiente, transforma energia negativa em positiva e protege nosso campo pessoal. Com tantos formatos em itens de decoração, você pode posicioná-la em qualquer lugar do cômodo.
Ametista: ela é ideal para aliviar estresse, acalmar a mente e bloquear vibrações negativas. Você pode colocá-la na mesa ou pegar quatro pedras de ametista e espalhar pelo cômodo.
Citrino: ligado à prosperidade e abundância, o citrino é capaz também de te ajudar a se sentir mais seguro e confiante, além de aumentar a autoestima. Experimente deixar um cristal bruto de citrino na estante da sala.
Turmalina negra: é comum seu uso como pedra de proteção. Recomenda-se que a posicione próximo a dispositivos eletrônicos ou de sua cadeira para neutralizar campos eletromagnéticos.
Quartzo de cristal: age como purificador e ampliador de energia, e é o grande responsável pelo equilíbrio das energias presentes no escritório. Coloque na mesa do seu trabalho.
Os cristais podem ser inseridos nos ambientes através dos Itens de decoração feitos como pirâmide, árvore da felicidade, porta caneta, sino dos ventos, porta-vela , luminária. Ou então um cristal bruto como no exemplo do vídeo.
Cristais como peças de uso pessoal
Para uso pessoal, você deve ter um cristal só seu. Poderá andar diariamente com ele junto ao corpo ou na bolsa, eles não devem ser tocados por ninguém, a não ser por você ou com quem você queira compartilhar suas energias, como num pacto de amor ou de ideais.
Podemos levar usá-los no bolso, na bolsa, num saquinho alfinetado à roupa ou em qualquer outro lugar onde a imaginação chegar. Mas a forma mais prática de se fazer acompanhar por um cristal, ainda é através dos clássicos adereços corporais. Essas são algumas das formas de como se pode utilizar essas joias no corpo, e suas características e particularidades:
Anéis – Os dedos são extensões de todas as energias do ser. São a síntese de todas os níveis de percepção da vida. Podem tocar e interagir com qualquer parte do próprio corpo ou de qualquer outro corpo. Pode-se usar todos os tipos de cristal nos dedos, desde que se obedeça às especificações para o momento presente, e que eles sejam colocados no dedo e mão corretos.
Pulseiras – As várias energias que correm pelos dedos se unem no pulso. É como se o pulso fosse a sua base. Assim, as pulseiras circundando esse portal, são quase como uma comporta, que pode represar ou abrir o fluxo energético pelo braço. Vale ressaltar, que o pulso direito favorece as intenções expansivas, enquanto o esquerdo, as receptivas (no caso dos destros); por isso, em casos de proteção, recomenda-se fechar o pulso esquerdo.
Tornozeleiras – As tornozeleiras funcionam exatamente como as pulseiras, só que estão ligadas às energias mais densas de Terra.
Pingentes e Colares – De modo geral, estão localizados à altura do coração, interagem com a vida emocional, estimulando ou reprimindo, conforme o cristal, a própria expressão emocional, ou seja, o amor que a pessoa sente por si, pelos outros e pela vida.
Gargantilhas – Embora próximas do coração, as gargantilhas, em volta do pescoço, estimulam a capacidade de expressão verbal dos sentimentos e verdades de cada um, privilegiando a comunicação entre as pessoas e consigo mesma.
Brincos – Os brincos são adereços mais próximos do nosso topo, das vibrações mais altas do ser, por isso, torna-se possível a utilização de qualquer cristal como brinco, bastando apenas que estejam dentro dos objetivos do momento.
Tiaras – Elas atingem exatamente o alto da cabeça, a coroa do ser humano. É o ponto de mais elevada frequência espiritual do corpo. Então, o branco é a cor mais indicada, podendo utilizar-se também o dourado, violeta ou roxo. As outras cores devem ser muito claras ou evitadas.
CRISTAIS
Quartzo Fume - é uma pedra de proteção contra energias negativas. É ideal para limpeza de ambientes, purificação de padrões negativos do subconsciente.
Ônix- Promove o sucesso em assuntos legais, o controle das paixões, o controle emocional, a autoconfiança, a recordação de experiências físicas e a capacidade para enfrentar medos e preocupações.
Hematita - Forma um escudo protetor que mantém, invulneráveis, a nossa individualidade, a nossa identidade e a conexão com a luz em tempos de guerra... Protege contra a negatividade psíquica e ambientes de baixa frequência.
Olho de tigre - O olho de tigre fixa a consciência superior na realidade física, para que se possa ver a força superior em todas as formas materiais. Como o tigre, traz nobreza e dignidade para se caminhar sobre a terra.
Pedra da lua - nos conecta com a própria alma, com o aspecto feminino de nossa natureza emocional. Ajuda a desbloquear, a liberar as emoções, para que elas possam expressar-se na vida de forma fluida e equilibrada.
Citrino - O citrino atua sobre a força de vontade, a motivação, o poder mental sobre o mundo material para gerar prosperidade e abertura de caminhos na vida. Dá autoconfiança para direção e utilização consciente do poder pessoal, da energia vital.
Pirita - A pirita fortalece a capacidade mental e desenvolve as faculdades mais elevadas da mente, estimulando o QI e as habilidades psíquicas.
Quartzo Rosa - sua principal função é estimular o amor próprio e a compreensão e aceitação dos próprios sentimentos.
Quartzo Verde - é uma das grandes forças curadoras do reino mineral. Acalma, cura e equilibra mente, coração e físico. Atua, eficazmente, sobre todas as anomalias e distúrbios físicos, provocando equilíbrio e harmonia das energias que os causaram.
Ágata azul - Ligada à terra, permite que as pessoas dêem vida aos seus pensamentos e sentimentos. É ideal para pessoas dispostas a expressarem exatamente o que pensam e sentem.
Ametista - é a pedra da espiritualidade, da entrega e do desapego. Afasta a consciência de padrões e egocêntricos, mostrando que a humildade mental é a porta para o reino espiritual.
Selenita - ela mostra a maleabilidade da matéria diante da luz espiritual. Mostra que as leis que regem o plano físico são transmutáveis quando regidas por leis superiores. Dá-nos infinitas possibilidades dentro do próprio corpo físico.
Cristal de Quartzo branco - Manifesta sua luz em pensamentos, emoções, sensações e ações. Recebe, ativa, guarda, amplifica e transmite todos os níveis de energia. Ativa todos os níveis de consciência. Amplifica o efeito das demais pedras, além de substituí-las em suas funções.
CAÇA-PALAVRAS
"As palavras cruzadas são a mais suave forma de loucura".
Barão de Itararé
O que é?
O caça-palavra é uma atividade lúdica que constitui-se em um quadro com letras enfileiradas de forma aparentemente aleatória. O praticante desta atividade tem que encontrar as palavras que podem estar embaralhadas de forma vertical, horizontal e diagonal e até mesmo invertida.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE
As brincadeiras são atividades lúdicas que prendem a atenção, entusiasmam e ensinam com maior eficiência, pois transmitem as informações de várias formas, estimulando diversos sentidos ao mesmo tempo e sem se tornar cansativo.
As atividades lúdicas proporcionam resultados positivos e significativos nas funções cognitivas, é capaz de facilitar a aprendizagem, desenvolvimentos pessoais, culturais e sociais, sendo assim, colabora para uma boa saúde mental, facilitando os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
OFICINAS DE MEMÓRIA
Oficinas de memória e jogos lúdicos funcionam como um espaço de convivência e de estímulo ao desempenho cognitivo. Em relação às funções cognitivas, é comum encontrar um declínio nesse parâmetro em decorrência do envelhecimento. A cognição tem um importante papel na vida das pessoas, pois permite a autonomia, capacidade de autocuidado, influenciando diretamente em suas atividades diárias proporcionando uma maior independência e consequentemente melhor qualidade de vida.
HORA DE PRATICAR
Para vocês praticarem, desenvolvemos um livrinho com uma série de caça-palavras com a temática sobre as práticas integrativas e complementares, como por exemplo, acupuntura, musicoterapia, arteterapia, yoga, entre outras. Ele se encontra disponível nesse PDF logo embaixo para baixar, imprimir e praticar. Divirta-se!