Lidando com a ansiedade um dia de cada vez
Estamos passando por um período de grandes inseguranças e medos devido a pandemia do coronavírus e isso, tem consumido nossa mente de...
"Ações, orientações e reflexões a respeito das condições e características emocionais dos seres humanos mudam e salvam vidas."
Dados epidemiológicos
dos brasileiros possui algum transtorno de ANSIEDADE
O Brasil é recordista em ansiedade. 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno. A ansiedade é a segunda condição mental, depois da depressão, com maior incidência de incapacidade.
OMS
dos brasileiros possui
DEPRESSÃO
O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando somente atrás dos Estados Unidos. A depressão afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros.
OMS
dos brasileiros cometem
SUICÍDIO
O suicídio não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado fortemente órgãos de saúde: estamos vivendo um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano. O Brasil só perde para os Estados Unidos.
OMS
Afinal, o que é?
A saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar, contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções. É um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva e emocional. Logo, diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a saúde mental é definida.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS)
Vemos essa expansão da identificação de transtornos mentais na cultura em geral, se fazendo necessário entender o porque. A noção de transtorno mental surge de debates a partir dos anos 60 nos EUA, em um momento em que a psiquiatria estava em grande crise. Era atacada pela antipsiquiatria, dispunha de muito pouco tratamento efetivo, etc.
Lei 10.216 - Política Nacional de Saúde Mental
Na saúde mental brasileira, esses termos são questionados, mesmo ainda sendo utilizados na legislação. Fala-se muito da importância de olhar para a pessoa, pensar primeiro no sujeito com suas diferentes experiências de vida, cultura, podendo muitas vezes estar em sofrimento. Não necessariamente vai estar ligado a um tipo de categorização o diagnóstico diretivo, então surgiu a ideia da utilização de pessoa com sofrimento psiquíco ou mental.
OLHAR MAIS HUMANIZADO!!!!
PAULO AMARANTE
As emoções servem para estabelecer a nossa posição no confronto com o meio ambiente e levam-nos ao encontro de certas pessoas, objetos, estratégias de ação e ideias, enquanto ao mesmo tempo nos afastam de outras.
Você conhece aquela frase básica da física?
"Toda ação gera uma reação."
Aqui é mais ou menos assim: toda emoção provoca uma reação. É normal. Diariamente vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida.
Não carregue pesos que não são seus.
Não é sobre gerenciar suas emoções, e sim suas reações diante delas.
Pause 1 minuto e reflita.
PARA VOCÊ COMEÇAR A CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL:
1: Não finja estar bem quando não estiver. Negar os sentimentos não fará você sentir menos.
2: Não tente agradar todo mundo. Você nunca vai conseguir, e isso só vai te gerar frustrações e angústia.
3: Foque no presente. Deixe o passado para trás e evite expectativas irreais para o futuro. Viva o hoje!
4: Foque em você e não nos outros. Não dê atenção para críticas e julgamentos.
5: Saiba que você não precisa dar conta de tudo o tempo todo. Tire um tempo para você e descanse.
6: Entender as emoções é necessário para saber lidar com elas.
7: Não acredite em tudo que você pensa. Nossa percepção pode ser distorcida.
8: Pense positivo! O seu corpo escuta o que a sua mente diz.
9: Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza. FAÇA TERAPIA!
10: Apaixona-se por você e tudo começará a dar certo.